RECORD TV: UMA VISITA ÀS INSTALAÇÕES DA EMISSORA MAIS ANTIGA EM ATIVIDADE NO BRASIL


Os vários relatos que circulam de como anda o atual cenário do mercado de comunicação chegam todos os dias aos nossos ouvidos. As histórias e perspectivas negativas nos entristecem no momento em que mais precisamos de incentivos e oportunidades, entretanto, a esperança prevalece mesmo quando estamos indo na contramão do momento. É na busca de um sonho e um objetivo que continuamos seguindo caminho e estabelecendo conexões que agregam conhecimento.

A mais antiga emissora em atividade no Brasil foi o local para qual eu e meus colegas de curso embarcamos no último dia 23 de março deste ano. A TV mais antiga em atividade do Brasil? Sim, a Record TV nasceu em 1953 e em 27 de setembro fará 65 anos.
Estávamos ansiosos para conhecer uma grande emissora de TV, talvez para alguns, a primeira vez. O alvoroço durante o percurso só terminou com a chegada de todos na emissora, localizada na Barra Funda, bairro da Zona Oeste de São Paulo. Logo de "cara", a sede de toda a rede impressiona pelo tamanho do espaço físico e estrutura.

Redação de Jornalismo da emissora.
A atividade teve intermédio da jornalista e professora Cláudia Rodriguez, que inclusive já foi colaboradora do veículo por alguns anos. Conhecemos o até então, maior estúdio chroma key da emissora, onde são gravados os programas The Love School, Esporte Fantástico e o Domingo Espetacular. Além dele, vimos switchers, ilhas de edição, passamos pela redação da revista eletrônica dominical do canal, que é exibida em horário nobre, o Domingo Espetacular e conhecemos mais alguns estúdios como o do programa Hoje em Dia, Programa do Porchat e a redação central de jornalismo que serve de plano de fundo para os telejornais Jornal da Record e Fala Brasil e vimos também, parte da redação da Record News. O canal de notícias do Grupo Record, possui produções em Araraquara, no interior de São Paulo e também em outras localidades do Brasil.

Não posso deixar de citar o natural deslumbramento exposto não só por mim, mas por todos os colegas. Apesar de rápida, o saldo da visita foi muito mais que positivo. Acredito que a experiência de poder estar em lugares assim é sempre muito inspiradora, por mais difícil que seja chegar lá. Dá mais vontade de estudar, de projetar planos e de alimentar um sonho. Um sonho de trabalhar onde você sempre quis estar. Através de momentos como este, a vontade só reafirma o desejo de buscar mais conhecimento e deixa mais clara a certeza de que estou no caminho certo.

Redação do programa Domingo Espetacular.



EM OFF...


Não pense que foi tudo, mil maravilhas! Vamos às críticas. Acredito que todos notaram que foi muito rápido. Fizemos um percurso dentro da emissora, completamente roteirizado, sem mais, nem menos. Poderíamos ter conhecido mais lugares, talvez dado uma bisbilhotada no Balanço Geral, que estava ao vivo no momento, mesmo que organizados em pequenos grupos, seria interessante. Senti falta de um bate papo com um profissional da área, de algum nome importante do jornalismo da Record (Celso Freitas, Adriana Araújo, Domingos Meirelles, Renata Alves, Gerson de Souza, Eduardo Ribeiro, Christina Lemos, Reinaldo Gottino entre outros) e também de informações relevantes da emissora que talvez a turma não conheça, de programas que fizeram história e também da história do canal. Entretanto, até entendo a proposta deste tipo de visita técnica, há boatos de que na Globo SP é mais rápida e menos intimista ainda. Ainda sim, foi muito bacana! Uma experiência interessante, valeu a pena!


Ao final, pausa para foto tradicional nos corredores da emissora.

Comentários

  1. Parabéns pelo blog e por compartilhar sua experiência através dessa matéria Vinícius. Será um excelente profissional, visto no que vem desenvolvendo. Sucesso meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, meu amigo! Sucesso a nós! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana a visita, Vini, pena que muito rápida. Senti que a visita que fizemos no Jornal A Tribuna e na TV Tribuna, foi mais proveitosa nesse sentido de visitação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

UMA MULHER E TRÊS AMORES: FAMÍLIA, JORNALISMO E ESPORTE

Tem dor pior do que a da saudade?